Flavia Crizanto

Curso de SEO: porque fez tanta diferença na minha vida

07 . 05 . 2019 SEO

Além de me dedicar a áreas que envolvem Comunicação Não-Violenta, Agile Learning e metodologias colaborativas, eu tenho minha atividade principal que é uma agência de SEO outreach e link building. Também sou professora de Marketing de Busca e Marketing de Conteúdo em cursos de graduação e pós-graduação.

Estou contando isso porque começo uma nova fase ministrando cursos. E o primeiro será de SEO para jornalistas, produtores de conteúdo e profissionais de Marketing de Conteúdo, em Niterói. Eu acredito de verdade que qualquer um pode aprender e que esse conhecimento pode ser um diferencial na carreira de muitas pessoas, assim como foi na minha.

Como comecei a aprender SEO

Eu sou jornalista por formação. Trabalhei durante sete anos no jornalismo diário. Passei por rádio, TV e impresso. Mas duas coisas me deixavam insatisfeitas: a falta de perspectiva e a má remuneração.

Foi quando eu me mudei para o Rio de Janeiro e comecei a trabalhar em uma agência de SEO. Inicialmente a minha função era apenas revisar textos, produzir conteúdo para páginas de site e sugerir pautas. Ou seja, funções básicas de uma jornalista. Eu cuidava desse processo quase que sozinha.

Foi quando percebi que, na verdade, eu estava cuidando de uma das etapas mais importantes para conseguir um bom posicionamento de sites no Google. A partir daquele momento, eu realmente quis aprender mais.

A importância do bom conteúdo para o SEO

Investi meus esforços em entender itens como:

  • Pesquisa de palavra-chave
  • Tamanho de textos
  • Headings
  • Linkagem interna e externa
  • Tipos de links nos textos âncoras
  • Link building
  • Atributos da linkagem (dofollow e nofollow)
  • Análise da SERP
  • Análise de concorrência, entre outros pontos.

Valeu a pena! De uma equipe com apenas duas pessoas, nos tornamos uma equipe com oito, além das dezenas de escritores que prestavam serviço. Por outro lado, eu via o mercado do jornalismo e da assessoria de imprensa viver uma crise.

Investimento no mercado de link building

Quando percebi que havia demanda por profissionais e conteúdos otimizados, decidi atuar com link buinding. Que nada mais é do que distribuição de conteúdo com objetivo de conquistar bons links para o site no qual estamos trabalhando.

Atualmente, encontramos no mercada muito profissionais de SEO onpage, mas poucos dedicados a trabalhar conquista de links. A principal razão é pelo fato de que produzir bom conteúdo e distribuí-lo exige alguns conhecimentos. Isso o jornalista sabe fazer muito bem.

Novas oportunidades e o meu curso para você!

Após fundar a Brands & Blogs, também me tornei professora nos cursos de Marketing, Administração e Publicidade e Propaganda. (Jornalismo ainda não). As disciplinas que ministro envolvem sempre conteúdo e otimização para os mecanismos de busca. O mercado está pedindo! E os jornalistas estão deixando essa oportunidade passar.

Pensando nisso criei um curso de SEO com o intuito de desmistificar a ideia de que SEO é somente para profissionais da tecnologia e também para mostrar que os jornalistas e produtores de conteúdo podem realmente exercer um trabalho de muita qualidade nesta área.

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